A vida é a melhor escolha

Não tenha receios em entrar em contato com a equipe CVV (Centro de Valorização da Vida)

Compartilhe

Às vezes nossa existência se assemelha a uma montanha-russa, daquelas mesmo de parques de diversão. Uma hora você está lá em cima vibrando adrenalina, felicidade e bons momentos e, de repente, a queda te assusta e o que você mais quer é parar tudo e descer. Mas você não desce, porque a sensação vibrante que você viveu lá em cima te motiva a querer cada vez mais aquela experiência. 

O que explica isso são as doses de emoção que nos cativam, dão fôlego e coragem para tentar na próxima oportunidade, ou todos os dias quando o sol bate na janela do quarto, indicando que já está na hora de levantar da cama. 

Você encontrou motivos para sorrir hoje? Calma, pensa mais um pouquinho…

Somos histórias, antes de nos enxergarmos como pessoas. Formados por momentos, bons e ruins, mas variados. Porque a vida vai acontecendo e gerando todas as nossas memórias. Às vezes nos prendemos na ideia de que a incerteza sobre o amanhã é uma das coisas negativas, mas, na verdade, é como o presente, que você recebe, desembrulha e descobre ser tudo o que precisava. 

No meio desse misto de emoções que o viver oferece, cabe a nós garimparmos o passado, resgatar todos os acontecimentos memoráveis que vivenciamos e agarrá-los com todas as forças. Como relembrar a sensação boa que a montanha-russa do parque oferece.

Você consegue encontrar nas gavetas da mente motivos que podem te fazer sorrir hoje. Trazer à memória aquilo que lhe dá esperança. Por aqueles que dividiram esses bons momentos com você.

Toda uma existência não é definida somente por erros, momentos ruins, ou pelas crises que nos derrubam. A vida é a melhor escolha, é preciso lembrar que não caminhamos sozinhos. Por mais difícil que seja se abrir e confiar os sentimentos a alguém, é importante falar e procurar ajuda. Você não está sozinho(a).

Saiba como identificar ideações suicidas

Enxergar a dor de alguém é como um convite para ajudar. Uma pessoa que se encontra com ideações suicidas não quer morrer e sim escapar, silenciar uma dor. Esses sentimentos são desencadeados por vários fatores que tiram temporariamente o prazer nas atividades diárias e uma ausência de sentido. 

Quando uma pessoa é acometida por essa angústia, ela vai se manifestar em seu comportamento. Normalmente ocorre com falas recorrentes sobre o ato, perda de interesse na vida, uma postura autocrítica, isolamento social, pois acredita que tudo seria melhor se ela estivesse longe e todos esses sinais indicam uma possível ideação.

Dê espaço para desabafos e a liberdade para poder dizer o que realmente está pensando. Mas só ouvir não é o suficiente, você precisa incentivá-la a procurar uma ajuda profissional para receber um acompanhamento adequado. Seja presente na vida dessa pessoa durante esse período, aquele contato de emergência.

Se lendo essa matéria veio a sua mente alguém, saiba que o seu acolhimento pode contribuir com a recuperação dessa pessoa. Sem julgamentos ou apontamentos, as críticas podem piorar o estado emocional da pessoa.

Busque ajuda

O reconhecimento dos fatores de risco e dos fatores protetores é fundamental e pode ajudar. Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, não tenha receios em entrar em contato com a equipe CVV (Centro de Valorização da Vida). Um dos voluntários estará à sua disposição: www.cvv.org.br/quero-conversar/