Depois de dois anos convivendo com medos e constantes incertezas, ainda nos questionamos se estamos preparados para voltar a viver como antes.
Mas e se o antes não tiver mais espaço no agora?
As pessoas mudaram, as percepções não são mais as mesmas e agora precisamos encontrar uma nova forma de viver em sociedade.
O fato é que durante o período mais intenso de isolamento social, os casos de ansiedade e depressão triplicaram e se tornaram cada vez mais recorrentes mundo afora, se espalhando tanto quanto a própria pandemia. De forma geral, a sensação é sempre a mesma: o cansaço. Estamos cansados de nos esconder, de usar máscaras, de não poder abraçar, beijar, tocar, sentir e tantas outras coisas que já foram pequenas, mas que a ausência constante maximiza ainda mais o sofrimento e a dor pelo sentimento de perda.
As emoções são tantas que, em determinado momento, sentimos que estamos perdendo a nós mesmos em um mix de tristezas e alegrias que não aprendemos a lidar e expressar. E é aqui que nos deparamos com o questionamento sobre como encontrar a felicidade em um mundo particular diferente do que estamos habituados?
A verdade é que não existe uma resposta certa ou errada para isso, mas o questionamento é sempre o próximo caminho. Talvez esse seja o momento de repensar e dar espaço para as dúvidas. Agora é a hora de pegar nossos novos hábitos e perceber como podemos moldá-los para incluir algumas atitudes que já tínhamos e que nos faziam bem. E o mais importante: lembrar-se de ser gentil consigo mesmo.
Entenda que tudo é um processo e nada é permanente. Somos seres efêmeros e isso nos permite crescer um pouquinho a cada dia.
Para te ajudar nesse processo de autoconhecimento, separamos algumas inspirações práticas de como você pode melhorar a perspectiva pela qual você enxerga sua vida hoje.
Uma nova perspectiva
- Respeite seus limites emocionais
Aprenda a respeitar seus limites emocionais e entenda que as estruturas psicológicas humanas são únicas e reagem de formas distintas a estímulos e desafios. Exercite a paciência com as suas limitações e tente levar a vida de um jeito mais leve, tanto dentro, como fora de casa.
- Escolha rotinas mais saudáveis
Uma boa alternativa é aproveitar o tempo livre e se organizar. Planeje horários para suas tarefas, defina períodos saudáveis para se alimentar e dormir, arrume-se e escolha viver um dia de cada vez, sempre.
- Busque ajuda profissional
Algo que contribui para o agravamento dos sintomas relacionados aos transtornos mentais é a ideia errônea de que nós temos que dar conta de tudo sozinhos. Uma ajuda profissional te ajudará a entender que não precisamos ter o controle sobre tudo e todos e como podemos abandonar esses preceitos para viver melhor.
Outras formas simples de escapar do estresse e tensões diárias são as atividades lúdicas e agradáveis, como ouvir músicas que despertam boas sensações, assistir filmes, se entregar a leituras que estimulam a criatividade, praticar hobbies que sejam contrastantes com a sua atividade profissional e com o único objetivo de relaxar e passar o tempo em processos criativos.